MNBD NA REDE TV BRASIL

 

BACHARÉIS CHEGAM A TELEVISÃO EM REDE NACIONAL

O PROGRAMA DEBATE BRASIL DA REDE TV É O 1º...

logo_redetv            A luta dos bacharéis contra o estelionatário exame da OAB começou em 2002, com o Dr. Fernando dr_fernando_lima_-_pres._honraLima usando seu site pessoal – clique aqui para acessar – com a finalidade de difundir a inconstitucionalidade formal e material do exame de ordem da OAB.

            Usando as redes sociais para se organizar nacionalmente, o MNBD teve seu primeiro artigo publicado pela ConJur em novembro de 2007 e a partir de então, abrimos espaço em sites jurídicos, em rádios, em jornais de grande expressão nacional, como o Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O Globo (RJ), Jornal do Commercio (PE), Correio do Povo (RS), Gazeta do Povo (PR), Correio de Minas (MG) e tantos outros. Faltava espaço nas emissoras de televisão à nível nacional...

            Nos estados já tínhamos abertura, a primeira entrevista estadual foi do Presidente do MNBD/ES Juncal Filho ao programa “Bom Dia Espírito Santo” da Rede Globo, em outubro de 2007 e a seguir, no mesmo dia, no Programa “Manhã Record” da Rede Record Capixaba. Veja aqui no site, a retrospectiva do MNBD. Clique aqui.

            Contatados e mantendo expectativa de espaço, esperávamos divulgação com várias emissoras em Juncal_ESrede nacional, como a Record, a Bandeirantes e o SBT, tentamos direito de resposta no “Programa do Jô” da Rede Globo.

            Com a Rede TV, mantivemos contato com produtores de programas de debates e variedades, mas nada se confirmava.

            O MNBD recebeu no inicio do mês, convite para um debate na Rede TV, programa “Debate Brasil” apresentado pelo Jornalista Erick Klein, com o Dr. Cláudio Souza Neto, Secretário Geral da OAB Nacional (que esteve representando a OAB na última Audiência Pública no Senado) que aconteceria no dia 12 de agosto. Ele cancelou sua participação.

            A produção do programa “Debate Brasil” convidou então o presidente da OAB DF, Ibaneis Rocha Barros Junior e nova data foi marcada para o dia 14. E a gravação aconteceu.

            Terminada a gravação, fomos informados que o programa iria ao ar na 2ª feira, talvez no dia 18, mas com mais certeza no dia 25 de agosto. No site do programa, na semana passada constava outro debate, mas houve alteração na grade e o debate foi ao ar nacionalmente na madrugada deste dia 19.

            Mesmo nos pegando desprevenidos – pois não queríamos divulgar e o programa não ir ao ar – pois esperávamos que fosse programado para o dia 25 de agosto, muitos colegas tiveram a oportunidade de assistir e vários já anotaram nosso site e entraram em contato com o MNBD.

DEBATE SOBRE O PROJETO DO PARALEGAL

            O programa tinha o objetivo de debater o projeto de lei 5.749/13 do Dep. Sérgio Zveiter, que cria a deputado_sergio_zveiter_closefigura do Paralegal.

            A posição do MNBD a respeito foi de neutralidade sobre o projeto original – veja matéria aqui no site – e contra o substitutivo apresentado, votado e aprovado, do relator Dep. Fábio Trad.

Veja aqui o Projeto de Lei 5.749/13 como foi feito pelo autor. Clique aqui.

             Veja aqui como ficou o substitutivo apresentado pelo dep. Fábio Trad. Clique aqui.

            Estranhamente, a OAB – que sempre tem espaço na mídia nacional – se posicionou contra o projeto, com manifestações do presidente Marcus Vinicius e do Vice, Cláudio Lamachia...

            Como todo programa gravado, houve edição de corte que eliminaram debates mais “acalorados” com o presidente Ibaneis sobre o estelionato que o exame faz e que temos documentos... Mas sobrou algumas afirmações a respeito e esperamos que, com a divulgação nas redes sociais, um público maior acompanhe o debate.

            Questionei e posteriormente mandei documentos comprovando que, diferentemente da afirmação do apresentador Erick e do presidente Ibaneis, o mérito da PL 2154 – fim do exame da OAB – NÃO foi votado na Câmara e sim, apenas o requerimento de urgência foi rejeitado. Assim como onde contradisse a afirmação de Ibaneis sobre o julgamento no STF...

                  O Programa foi divulgado no site da Rede TV em 4 partes, acompanhe na íntegra:

Abertura - Clique aqui.

2ª parte do debate. Clique aqui.

3ª parte do debate. Clique aqui.

Final e última parte. Clique aqui.

            É importante que os colegas vejam o debate na íntegra, comentem, participem, proponham um debate sobre o “exame de ordem da OAB” como tema central. Uma participação maciça, nos comentários e nas sugestões, mostrarão um público interessado no tema e pode gerar novos espaços, tanto na Rede TV, como em outras emissoras de televisão em rede nacional...   

             O Programa “Debate Brasil” foi o primeiro em emissora de televisão em rede nacional. Que venham outros...  

 

 

Nós temos



Visitantes desde 24/10/2011:

001295956
Hoje:
No mês:
Total:
135
13578
1295956