Videos do MNBD em destaque

clique na palavra "vídeo" ou na manchete, para ver cada vídeo.

 

VIDEO 27 - Novo Presidente na CCJC da Câmara - O Deputado Osmar Serraglio (PMDB/PR foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara para 2016. Seu mandato irá até o início de 2017.
A CCJC é fundamental, pois é na cmissão que ramitam os prjetos de mudança no exame da OAB. Há os projetos (estão em 27) apensados ao PL 5.054/05 com as mais diversas propostas, inclusive 5 PLs que determinam o fim do exame pela sua inconstitucionalidade.
E há o PL 8.220/14 que trata da gratuidade do exame, com texto legal exatamente igual ao PLS 341/15 que tramita no Senado.
O nono presidente Osmar Serraglio é um dos 52 autores do PL 8220/14 e fala sobre sua expectativa de trabalho.

 

VIDEO 26 - PMDB desembarca do Governo Dilma - Mudanças no governo a vista com o processo de impeachment em crescendo. Reunião de apenas 3 minutos comandada pelo vice-presidente do PMDB Senador Romero Jucá (RR) sacramenta a saída do PMDB da base do governo. O Deputado Estadual Jorge Picciani (RJ), presidente da ALERJ, pai do líder da Bancada na Câmara Leonardo Picciani mostra a "fratura" na família. Jorge devendo o impeachment de Dilma e Leonardo defende a Presidente.

 

VÍDEO 25 - PEDIATRA DÁ AULA Á MINISTRO - O Médico pediatra e Deputado federal Darcísio Perondi (PMDB/RS) deu uma aula de direito cnstitucional ao Ministro Luiz Roberto Barroso do STF, autor de mudança no voto de Ministro Luis Facchin quanto à tramitação do Processo de impeachment em curso no Congresso Nacional. Veja a entrevista exclusiva do Dep. Perondi e entenda onde e com que base ele "puxou a orelha" do ministro do STF.    

 

VÍDEO 24 - GRATUIDADE NO SENADO - Em junho de 2015, o projeto da gratuidade começou a tramitar no Senado Federal como PLS 341/15. o 1º autor, Senador Marcelo Crivella comentou o apoio dado aos outros 21 senadores que assinaram como autores, no dia seguinte a protocolização para tramitação.   

 

VÍDEO 23 - O RELATOR É CONTRA OAB - o Dep. Arthur Lira, presidente da CCJC, com ação de Eduardo Cunha nos bastidores, indicou o Dep. Ricardo Barros para Relator de um pacote com 26 projetos de lei sobre o tema exame de ordem da OAB. Em entrevista no dia 5 de maio, ele afirmou com todas as letras: Meu relatório será pelo fim do exame da OAB. 

 

VÍDEO 22 - VICENTINHO SE EXPLICA - Em setembro de 2014, já adiantado o número de assinaturas de apoio de deputados ao PL da Gratuidade, os colegas começaram a questionar os motivos do nosso histórico defensor Vicentinho (PT/SP) não ter assinado o projeto ainda. Abrimos espaço para o parlamentar se explicar.

 

VÍDEO 21 - MNBD NA REDE TV - O projeto do Paralegal gerou desinformação e estimulou um debate entre o Pres. do MNBD Reynaldo e o Pres. da OAB-DF, Ibanhêz Rocha, programa gravado com 15 dias de antecedência e que foi ao ar (bem editado e "tesourado") no dia 19 de agosto de 2.014, à 1h30m da madrugada de uma segunda feira... 
Mesmo assim, muitos colegas conheceram o MNBD e nossa comunidade no facebook subiu de 2.300 membros para 4.500 em 10 dias... Mesmo com os cortes nas partes em que a manipulação do exame foi mais destacada, alguns pontos sobraram no contexto do debate...

 

VÍDEO 20 - MNBD NA REDE TV II - O debate sobre a proposta do Paralegal em rede nacional pela Rede TV. Veja a 2ª parte do programa, que teve uma hora de gravação.

 

VÍDEO 19 - MNBD NA REDE TV III - A questão do Paralegal debatido em rede nacional na Rede TV. Veja o 3º bloco do Programa "Debate brasil".

 

VÍDEO 18 - MNBD NA REDE TV IV - A questão complexa envolvendo o Paralegal foi debatida no Programa "Debate Brasil" transmitido em rede nacional pela Rede TV, Veja a parte final.

 

VÍDEO 17 - PROPOSTA DO PARALEGAL - Uma alteração com a criação de uma nova atividade jurídica, proposta do Dep. Sérgio Zveiter (PSD/RJ), para técnicos em Direito e para bacharéis que não quisessem advogar, mas trabalhar em atividades diferentes em escritórios de advocacia... A OAB foi contrária. Sérgio Zveiter explicou em enrevista exclusiva, sua intenção com o projeto.

 

VÍDEO 16 - BOLSONARO E GRATUIDADE - Com a derrota da Emenda 95 da MP 627, "criamos" a estratégia de buscar a gratuidade por meio de projetos de lei. A "novidade" seria que teriam 2 projetos, um na Câmara, outro no Senado, ambos com mesmo texto legal, ambos com apoio coletivo e tramitando em paralelo. Eduardo Cunha liderou o PL 8.220/14 na Câmara, Marcelo Crivella o PLS 341/15 no Senado. O 2º parlamentar a assinar como autor do PL na Câmara foi nosso mais antigo apoiador com mandato, Dep. Jair Bolsonaro (PP/RJ) que estava pré-candidato a presidência da República, buscando legenda em seu partido.

 

VÍDEO 15 - 72 HORAS DA MP 627 - Em março de 2014 já tínhamos alterado nossos caminhos políticos. O Dep. Eduardo Cunha, como relator da MP 627 que alterava a questão tributária nacional, colocou a Emenda nº 95, que tornava gratuíto o exame da OAB, acabando com sua taxa. Após trabalho junto aos membros da Comissão Mista (deputados e senadores) conseguimos aprovação na comissão. Faltavam 72 horas para a votação no plenário da Câmara. Fizemos uma convocação e não tivemos o empenho necessário... 

 

VÍDEO 14 - PERSPECTIVAS 2014 - A estratégia do MNBD planificada para 2014, que já tinha trabalho nos bastidores (com a MP 627/13) que, mesmo acontecendo nos bastidores, seguíamos a linha de trabalho que estava concretizado e as opções que estavam certas...

 

VÍDEO 13 - RETROSPECTIVAS 2013 - Um resumo histórico da questão exame da OAB, desde a lei 4.215/63, que em seu art. 48 criou o exame da OAB, uma síntese de nossa luta e o trabalho do MNBD já domiciliado em Brasília-DF. Um resumo sempre atual...

 

VÍDEO 12 - PROVAS AO MEC -  Carta Aberta do MNBD ao Ministro da Educação Aloísio Mercadante, apresentando os documentos que comprovavam as fraudes nas correções da exame aplicado pela OAB e preparando caminho junto ao Ministro para a sua presença na audiência na CCJC. Mercadante NUNCA respondeu...

 

VÍDEO 11 - TRABALHO COM ÔNYX - Entrevista com o Dep. Ônyx Lorenzoni (DEM/RS) tratando dos trabalhos para se obter uma audiência na Comisão de Constituição e Justça e de Cidadania para se debater com autoridades a questão do exame da OAB e buscar divulgar as alternativas: Exame aplicado pelo MEC ou Residência Jurídica.

 

V[DEO 10 - AUDIÊNCIA NA CCJC - Trabalho de realização de audiência pública no final de 2013, interagindo com Dep. Ônyx Lorenzoni (DEM/RS) para apresentar propostas alternativas na comissão onde estão tramitando os PLs que tratam da questão exame de ordem da OAB.

VÍDEO 09 - WEB & AMIGOS - Entrevista feita em São Paulo (praça da República, na frente do Teatro Municipal) sobre a questão exame da OAB pelo Pres, Reynaldo ao Blog carioca Web & Amegos, em agosto de 2012.

 

VÍDEO 9 - WEB & AMIGOS PARTE II - Entrevista feita em Brasília, em novembro de 2012. Uma continuação da entrevista feita em São Paulo e que deu boa repercussão.

VÍDEO 08 - FELICIANO CONTRA EXAME - Em 2012 o Dep. Pastor Marco Feliciano (PSC/SP), por articulação do Dep. Eduardo Cunha (PMDB/RJ) foi indicado relator na CCJC de (então) 20 projetos de lei que tratavam do tema exame de Ordem da OAB. Seu relatório foi fulminante e atraiu atenção. Aqui o programa "Eis a questão" da TV Câmara, onde ele defende o fim do exame e debate com convidados do programa.

VÍDEO 07 - VICENTINHO E O FIM DO EXAME - O Dep. Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT/SP) que nos conheceu em 2010, é bacharel em Direito e nosso defensor, foi o intrevistado pela TV Câmara em maio de 2011, no mesmo dia em que aconteceu a audiência na Comissão da Educação. É uma matéria completa.

VIDEO 06 - DISSIDÊNCIAS - Em 2009 vivíamos ainda uma confusão provocada por colegas que usavam indevidamente sigla e símbolos do MNBD indevidamente. As disputas começaram em 2008 com ações no Judiciário de Brasília e não haviam chegado a pacificação. O MNBD ganhou todas as ações e em algumas houveram acordo para o fim da disputa.

VÍDEO 05 - AÇÃO DE BACHARÉIS - As estratégias da época (2009) para se buscar decisões jurídicas com a base da inconstitucionalidade, em uma fase onde ainda não havíamos dismistificado o "poder da OAB" e assim, nem pai assinava um ação contra a ordem questinando fases do exame para filhos... O medo de represálias da OAB era um mito, que caiu com a atuação dos nossos presidentes estaduais assinando centenas de peças contra a OAB, questionando a constitucionalidade e a manipulação das correções nas provas.

VÍDEO 04 - AÇÃO DE ACADÊMICOS - Quais nossas estratégias de luta contra o exame de ordem para acadêmicos, familiares, simpatizantes de nossa luta e democratas em geral. Buscávamos ainda apoio do Ministério Público Federal na abertura de Ações Civis Públicas como forma de abrir debates nos tribunais sobre nossos direitos desrespeitados.

VÍDEO 03 - AS BASES LEGAIS DE NOSSA LUTA - As fundamentações legais para embasar nosso discurso, de que o exame de ordem é ilegal e imoral. Sua incnstitucionalidade formal e material. Ainda em dezembro de 2009.

VÍDEO 02 - RETROSPECTIVA 2009 - uma retrospectiva das conquistas em 2009, registro das origens e das comunidades no Orkut que tínhamos à época. Foi nosso 2º vídeo, ainda fazendo uma apresentação em partes no início de nosso canal no Youtube.

 VÍDEO O1 - INÍCIO DOS CONTATOS - Em dezembro de 2009, iniciamos nossos contatos com colegas de todo o Brasil e o mundo, com mensagens gravadas em vídeos a serem hospedados pelo Youtube e usados nas comunidades Orkut que o movimento dos bacharéis tinham desde 2005. Este foi o 1º vídeo.

 

Nós temos



Visitantes desde 24/10/2011:

001537971
Hoje:
No mês:
Total:
93
21113
1537971